Cuidados e Serviços

Cuidados e Serviços

As criações da Frattina e das marcas das quais é parceira, são esculpidas com materiais excepcionais e delicados. Nesta seção especial, descubra os conselhos e serviços da Frattina para preservar a sua beleza e funcionamento.

Joias

Relógios

OURO


Todas as joias Frattina são produzidas em ouro 18k – Amarelo ou Branco, por isso, analise a sua joia regularmente para certificar de que as cravações estejam firmes e os fechos e garras, fortes. Entre os cuidados diários, evite expor a sua joia à água sanitária, clorada ou salgada, isso fará com que o ouro perca a sua coloração e possivelmente se desintegre. Evite também a exposição a altas temperaturas ou exposição prolongada ao Sol.

O armazenamento da joia também é importante. Toda joia Frattina é acondicionada em uma caixa desenvolvida especialmente para ser resistente a manchas, por isso, entre os usos, recomendamos que você devolva a sua joia ao estojo original ou outra caixa ou bolsa devidamente forrada. Para limpeza diária opte por uma escova de cerdas macias e lave as joias em água corrente e as seque com um lenço de papel delicado. Caso o resultado ainda não seja satisfatório, traga a sua joia a uma das Boutiques Frattina para uma avaliação.

 

DIAMANTES


Os diamantes devem ser limpos sempre que manuseados. Opte por uma escova de cerdas macias e o uso de água morna e sabão neutro. Para uma limpeza mais profunda, leve suas joias até uma Boutique Frattina para a análise de nossos profissionais.

Apesar de apresentarem elevada dureza, o diamante pode ser danificado e arranhado se em contado e impacto com outros diamantes. Por isso, recomenda-se que joias com diamantes sejam guardadas isoladamente das outras para evitar os danos.

Recomenda-se também um cuidado maior ao utilizar joias com diamantes com gemas maiores, pois eles podem lascar se atingidos com muita força ou em um determinado ângulo.

GEMAS ORGÂNICAS


As pedras utilizadas nas joias Frattina são delicadas devido a sua pureza. As gemas como esmeralda, rubi, safira, tanzanita e turmalina podem se desgastar facilmente.

Recomenda-se proteger a suas joias de impactos contra superfícies duras e evitar o contato com superfícies abrasivas.  As temperaturas extremas, perfumes, cosméticos, processos de limpezas que envolvem produtos químicos e solventes podem interferir na beleza e no brilho das pedras.

Por serem delicadas evite empilhar anéis e braceletes, pois o contato com metais preciosos pode riscar as gemas. Recomenda-se que as joias sejam sempre guardadas em sua respectiva caixa Frattina.

PÉROLAS


As pérolas necessitam de alguns cuidados especiais de manuseio. Evite o contato da joia de pérola com outras joias e, ao manuseá-la, é recomendável segurar a peça pelo metal.

Por serem muito sensíveis, evite o contato com perfumes e cremes. Para a sua limpeza opte por um pano macio e úmido que deve ser passado suavemente sobre a joia. Jamais utilize escovas, mesmo aquelas com cerdas macias.

As joias com pedras e pérolas em fio precisam de maior cuidado. Recomenda-se que sejam limpas e reenfiadas uma vez por ano, por um profissional. Em caso de uso frequente, esse período passa para a cada 6 meses.

 

CUIDADOS COM O SEU RELÓGIO


• Evite aproximar o seu relógio de qualquer fonte magnética: smartphones, computadores, fechos magnéticos, alto-falantes ou detectores de metais dos aeroportos. Estes dispositivos geram fortes campos magnéticos que podem afetar o movimento do seu relógio, causando interferências mínimas ou até mesmo a parada completa do mecanismo. Neste caso, deve-se solicitar a desmagnetização por um relojoeiro.
• Não mudar a hora entre 10pm e 2am – o relógio esta se “preparando” para mudar a data, portanto o mecanismo pode quebrar e a garantia não cobre.
• Evitar rodar os ponteiros na direção anti-horária.
• Quando não estiver usando o relógio, dar corda regularmente para evitar que os óleos sequem.
• Não dar corda até a reserva do relógio.

 

• Para não submeter o movimento a vibrações ou variações térmicas que podem danificá-lo, procure não usar o seu relógio ao praticar esportes, ou atividades como sauna.
• Sempre verificar se a coroa, pulsadores de rosca e outro itens estão bem rosqueados antes de entrar na água.
• Não apoiar o relógio com a coroa voltada para baixo.
• Seja qual for o tipo do seu relógio, ele pode ser limpo usando um pano seco e macio.
• Escovar com água e sabão gentilmente ajuda a proteger o relógio, especialmente depois de usá-lo na piscina ou entrado no mar (principalmente a pulseira).
• A umidade e os produtos para a pele podem acelerar o processo de envelhecimento da pulseira.

COMO E QUANDO DAR CORDA EM SEU RELÓGIO?


RELÓGIO MANUAL

Recomenda-se dar corda em seu relógio todos os dias por volta da mesma hora a fim de fornecer a energia necessária ao bom funcionamento do movimento durante as 24 horas seguintes.
Caso seu relógio não seja usado com frequência, aconselhamos dar-lhe corda diariamente para que trabalhe de maneira contínua, evitando ajustes muito frequentes.

RELÓGIO AUTOMÁTICO

Recomenda-se usar o relógio diariamente, pois o movimento natural do pulso permite mantê-lo trabalhando.
Se o relógio parar, a melhor maneira de reativá-lo é dando cerca de vinte voltas de corda pela coroa.
Caso não use seu relógio com frequência, recomendamos utilizar um “watch winder” adaptado a seu modelo, para que o relógio funcione de forma contínua. Deste modo, você evitará ajustar as funções de seu relógio com tanta frequência.

RELÓGIO A QUARTZO

Para evitar a parada súbita de seu relógio, convém trocar a bateria a cada dois anos. Se a bateria permanecer no relógio durante muitos anos, poderá vazar e acarretar sérios danos ao movimento.